“Superando Juntos FUNDASUL”: descubra como manter as finanças em dia e o seu negócio viável a partir da crise do coronavírus

Série de conteúdos tem como objetivo dar dicas, por meio dos professores da faculdade, para colaborar com os gestores nesta fase de readequação das empresas

A partir da pandemia da Covid-19 o mundo está passando por uma época na qual a necessidade de reorganização atinge a todos.  No campo dos negócios é necessário rever urgentemente o planejamento e a estratégia, independentemente do tamanho da sua empresa. A partir desta realidade a FUNDASUL pensou e criou uma série chamada “Superando Juntos”. O objetivo é dar dicas, por meio dos professores da faculdade, para colaborar com os gestores nesta fase de readequação das empresas.

Sendo assim, no segundo texto, do total de quatro que serão disponibilizados durante o mês de maio, o professor da FUNDASUL, Lúcio José da Silva, dá dicas valiosas para ajudar os empreendedores  quanto à reorganização financeira. Confira!

Como manter saudável as finanças da empresa em tempos de crise?

A pandemia trouxe uma série de mudanças que afetaram de forma contundente a saúde da população, a economia e a segurança, alterando alguns fundamentos empresariais:

  • Alterou relações de consumo
  • Alterou relações de trabalho
  • Alterou a perspectiva de futuro

Além disso, é possível destacar a velocidade das ocorrências. Veja o que o empreendedor recebeu de informações neste curto período, de janeiro com previsão de crescimento robusto, já em março a perspectiva era de retração da economia, colocando seus planos de ponta cabeça.

O cenário exige replanejamento para ter o fluxo de caixa ativo e conhecer os estoques para realizar uma gestão de compras eficiente, organizar as despesas e manter um alto nível de controle sobre as finanças.

Planeje mas seja ágil nas decisões

A situação pede decisões rápidas, especialmente porque este cenário promete ser mais longo do que parecia à primeira vista e pode implicar em redução no número de clientes e queda no faturamento de forma prolongada.

Aumentou muito o trabalho home office no período de isolamento social e muitas empresas viram aumentar a produtividade dos trabalhadores com esse processo.

Dessa maneira, ganhará velocidade a implantação de força de trabalho digital, ou seja, implantação de robôs que farão os trabalhos repetitivos da empresa, como ler e-mails, montar relatórios, digitalizar documentos, cadastrar informações, entre muitos outros.

Sendo assim, muitos dos empreendimentos que dependiam desses trabalhadores como clientes irão perdê-los.

Vale ressaltar, a atenção às finanças é imprescindível em toda organização humana, e ainda mais em um cenário de mudanças rápidas como as enfrentadas agora.

Alguns problemas a se resolver

As micro e pequenas empresas sofrem pela falta de uma cultura de gestão financeira conservadora, algo que normalmente não ocorre com grandes corporações.

Com isso, a falta de reservas suficientes para enfrentar contingências é um dos principais problemas que as empresas precisam aprender a resolver imediatamente.

A redução do número de clientes e as consequências no faturamento são questões que precisam ser repensadas e planejadas novamente para fazer frente às novas condições impostas pelo ambiente externo à empresa.

Falhas que precisam ser corrigidas

Os empreendedores cometem uma série de erros simples pela falta de planejamento e análise financeira da empresa que dificultam o enfrentamento de qualquer situação que foge à normalidade.

Ainda há empreendedores que fazem confusão entre o patrimônio pessoal e o da empresa. Às vezes o empreendedor reclama que o negócio não é lucrativo, mas quando se analisa as contas com alguma profundidade, percebe-se que o negócio é saudável, mas há excesso de gastos pessoais ou da família sendo alocados na empresa. O contrário também pode ocorrer quando não há separação criteriosa entre Pessoa Física e a Pessoa Jurídica.

A falta de planejamento e previsão financeira é outra falha bastante comum nos empreendimentos. Essa falha pode levar a contratação de dívidas sem a devida previsão de receitas.

Dicas para reorganizar as finanças

Analise criteriosamente suas despesas

  • Separe as despesas fixas, aquelas que ocorrem independente do volume de produção ou vendas, como aluguel, despesas administrativas, entre outras e analise o que pode ser reduzido ao mínimo necessário para manter o negócio em operação.
  • Ajuste as despesas variáveis ao nível de produção e/ou vendas possíveis de realizar atualmente.

Organize os gastos

  • Negocie prazos com fornecedores, de preferência antecipadamente, no momento da negociação da aquisição para evitar custos financeiros. Mas também podem ser renegociados prazos de contratos em execução.
  • Caso tenha dívidas com instituições financeiras, negocie no sentido de alongar prazos para dar espaço no orçamento durante o período mais crítico.
  • Evite despesas que podem ser adiadas, até que as incertezas diminuam e haja em um nível que possibilite tomar melhores decisões.

Corte gastos

  • Avalie todos os gastos e corte tudo que não impacta na continuidade do negócio.

Inove para aumentar a receita do negócio

  • Pense em regiões e setores menos afetados pela crise para ofertar seus serviços, caso sua atuação seja mais abrangente.
  • Crie promoções para atrair mais clientes e, dessa maneira, manter ou não reduzir muito o faturamento.
  • Pense em serviços diferentes para nichos específicos.
  • Adeque o ambiente às regras de isolamento e seja proativo em comunicar as providências tomadas para dar segurança aos clientes.
  • Caso ainda não tenha, crie serviço de delivery e comunique seus clientes para evitar perdê-los. Preste o serviço com perfeição e diferencial.
  • Pense em novas formas de pagamento e, assim, oportunize que o seu cliente possa ter folga no orçamento por um período.

Assim, tirar a empresa de uma crise financeira, independente do motivo, pode parecer um desafio difícil de superar. Porém, se houver controle financeiro ativo será possível superar de maneira financeiramente saudável.

Saiba mais sobre a FUNDASUL

A FUNDASUL oferta cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. Além disso, disponibiliza cursos técnicos e especializações na área da saúde. Conheça mais no site www.fundasul.br

A instituição fica na avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, nº 151, em Camaquã. Para obter mais informações, inclusive o horário de atendimento, contate a equipe da FUNDASUL pelo Facebook, Instagram, pelo Whatsapp: https://bit.ly/2KZyaSq ou (51) 3671-1855.

Acesse a série completa:

10 dicas úteis sobre Marketing e Gestão de Pessoas na era do coronavírus

Descubra como manter as finanças em dia e o seu negócio viável a partir da crise do coronavírus

12 dicas para reorganizar o seu negócio em meio à crise do coronavírus

A cidadania em evidência

Por: Júlio Souza – Assessoria de Imprensa