“Superando Juntos FUNDASUL”: 12 dicas para reorganizar o seu negócio em meio à crise do coronavírus

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Série de conteúdos tem como objetivo dar dicas, por meio dos professores da faculdade, para colaborar com os gestores nesta fase de readequação das empresas

A partir da pandemia da Covid-19 o mundo está passando por uma época na qual a necessidade de reorganização atinge a todos.  No campo dos negócios é necessário rever urgentemente o planejamento e a estratégia, independentemente do tamanho da sua empresa. A partir desta realidade a FUNDASUL pensou e criou uma série chamada “Superando Juntos”. O objetivo é dar dicas, por meio dos professores da faculdade, para colaborar com os gestores nesse momento de readequação das empresas.

Sendo assim, no terceiro texto, do total de quatro que serão disponibilizados durante o mês de maio, o professor do Curso de Administração da FUNDASUL, Darcy dos Santos, dá dicas valiosas para ajudar os empreendedores  nessa fase de redefinição de metas e até mesmo dos modelos de negócio. Confira!

Ajustes para enfrentar a crise

  • Reveja gastos e aponte prioridades, sendo assim, corte os supérfluos e desnecessários. A redução dos custos levará o empresário a vislumbrar uma gestão mais enxuta.
  • Projete e crie fundo de reserva para contingência. O que se poupa servirá para cobrir possíveis contingenciamentos de operação. O importante é estabelecer um valor fixo ou percentual sobre faturamento, que será aplicado, preferencialmente em uma conta nominal da empresa.
  • Defina estratégias para gerir as finanças, manter clientes e captar novos por meio das vendas. Dessa maneira, a partir das suas decisões e práticas você definirá diferenciais competitivos do seu negócio.
  • Fique atento ao surgimento de concorrentes nesse momento, o que poderá gerar competição e redução de preços e,  por consequência, menor lucratividade no seu ramo de atuação.
  • Não perca a oportunidade e estabeleça estratégias de vendas e relacionamento por meio dos canais digitais.
  • Repense o seu produto ou serviço e ofereça comodidade e benefícios ao cliente.
  • Se prepare para um mercado mais competitivo, principalmente nos preços.
  • Como cada caso é um caso, e os fatores podem variar de negócio para negócio, e inclusive de bairro para bairro, se não houver, busque o auxílio de um profissional de administração para ajudar.

Planeje estrategicamente

De acordo com o professor Darcy, “planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que tem por finalidade determinar toda a postura de gestão da empresa. Toma por base o posicionamento atual da organização e determina os objetivos futuros e as ações que serão realizadas para que se execute o planejado”. Ele alerta que nesta fase é necessário rever e redefinir todos os planos e metas da empresa.

Segundo ele, “pequenas e médias empresas têm, geralmente, os fundadores exercendo atividades operacionais. Independente do tamanho da empresa, suas atividades se dividem nos níveis estratégico, tático e operacional. Ocorre que o nível operacional acaba por tomar todo o tempo do gestor, reduzindo ou até anulando as atividades de níveis superiores. Normalmente as atividades estratégicas são as primeiras que são deixadas de lado, um sério equívoco”. Conforme o especialista, no caso da empresa não ter claramente um plano e nem estratégias, a partir de agora é preciso implantar o planejamento como norte da organização.  

Ele listou técnicas para ajudar os pequenos e médios empresários a planejar estrategicamente: 

Crie base de dados: Não se consegue planejar estrategicamente sem ter informações, por isso os registros da empresa são de extrema importância, quer sejam eles manuais em livros e cadernos, ou digitais, em um computador.

Execute ações de Marketing: Ao contrário do senso comum, Marketing não é apenas publicidade ou promoção, mas sim a avaliação da atuação da empresa no mercado a partir da análise do produto, do preço, da praça e da promoção. Alguns estudiosos ainda atribuem o quinto ”P”, que seria pessoas. Pensar e avaliar cada um destes quesitos é determinante para uma empresa obter bons resultados.

Se atualize: Estar sempre atento na evolução do conhecimento e no surgimento de tendências, saber o que o mercado está exigindo e fazendo.

Separe tempo para planejar: Reserve pelo menos uma hora do seu dia para realizar a gestão da sua empresa. Pense em como crescer e melhorar e anote tudo. Defina o que será preciso para implantar ações que promovam crescimento e melhorias e projete como será feito. Ter um tempo reservado para isso, anotar tudo, manter registro, irá auxiliar na operação e no reposicionamento, caso necessário.

Saiba mais sobre a FUNDASUL

A FUNDASUL oferta cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. Além disso, disponibiliza cursos técnicos e especializações na área da saúde. Conheça mais no site www.fundasul.br

A instituição fica na avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, nº 151, em Camaquã. Para obter mais informações, inclusive o horário de atendimento, contate a equipe da FUNDASUL pelo Facebook, Instagram, pelo Whatsapp: https://bit.ly/2KZyaSq ou (51) 3671-1855.

Acesse a série completa:

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A cidadania em evidência

Por: Júlio Souza – Assessoria de Imprensa