III Mostra de Iniciação Científica Fundasul

07 A 09 de novembro de 2018
19h30min

APRESENTAÇÃO

A III Mostra de Iniciação Científica da FUNDASUL tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos de graduação a socialização de seus trabalhos na área de pesquisa e extensão, compartilhando experiências através da investigação, criatividade e originalidade, despertando a vocação científica e promovendo a geração de conhecimentos para favorecer o crescimento intelectual dos estudantes, bem como desenvolver a importante rede de relacionamentos.

Nesse contexto, iniciamos a III Mostra, o que corrobora a nossa convicção com o aprimoramento da iniciação científica e da pesquisa no âmbito da instituição. A FUNDASUL está disponibilizando não somente à comunidade local, como a regional uma interessante opção de aprimoramento através de pesquisa com viés para o Desenvolvimento Regional. Os efeitos positivos, porém, não se farão sentir apenas na área da pesquisa.

As áreas das Ciências Exatas, Sociais Aplicadas, Humanas e Saúde são o cenário no qual os acadêmicos têm a oportunidade de demonstrar seus talentos através da investigação científica, construindo bases de conhecimento.

Além da apresentação de trabalhos originários da Instituição, o evento também contempla trabalhos de acadêmicos de outras IES, fortalecendo a preocupação com a pesquisa e o desenvolvimento do ensino.

Acreditamos que a realização desta mostra científica fortalece e legitima ainda mais o conceito que a Faculdade mantém na comunidade e região, como importante Instituição de Ensino Superior Presencial.

Nosso reconhecimento a todos os professores, orientadores e acadêmicos pelo trabalho de incentivo à pesquisa, desenvolvido ao longo do ano para que atendamos ao nosso compromisso com a excelência no desenvolvimento do conhecimento.

Profª. Ma. Josiane Alencastro Longaray
Diretora

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Despertar a vocação científica nos estudantes da graduação da FACCCA (FUNDASUL) através da promoção do intercâmbio e divulgação dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por acadêmicos desta e de outras instituições de Ensino Superior nas seguintes áreas do conhecimento: Exatas (Matemática, Ciências da Computação e Sistemas de Informação), Sociais Aplicadas e Humanas e Saúde (Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Cursos Técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal e Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica).

Objetivos Específicos

  • Incentivar a pesquisa como uma atividade básica para a graduação;
  • Estimular a participação de estudantes à atividade de investigação e desenvolver seu interesse pela busca da explicação científica;
  • Conscientizar sobre a importância da Pesquisa Científica para o embasamento da prática profissional;
  • Estimular a vocação e os talentos potenciais dos estudantes para o pensar e o criar cientificamente;
  • Promover a divulgação dos projetos de pesquisa desenvolvidos com a participação de estudantes da graduação;
  • Dar o apoio e a oferta de subsídios teóricos, visando ao aperfeiçoamento daqueles que se qualificam para a investigação científica;
  • Propiciar a participação de alunos pesquisadores de outras instituições de ensino buscando integrá-los à FACCCA, bem como fomentar a pesquisa, a iniciação científica e as ações de extensão.

Informações gerais

Público-alvo: Acadêmicos de graduação, alunos de cursos técnicos, bolsistas de iniciação científica, professores e alunos de outras Instituições.

Tema: Assuntos referentes às áreas de conhecimento: Exatas (Ciências da Computação e Sistemas de Informação), Sociais Aplicadas e Humanas e Saúde (Administração, Ciências Contábeis, Negócios Internacionais, Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas e Educação Física e Saúde).

Inscrições de trabalhos: Poderão ser inscritos participantes no período de 01 a 11 de outubro de 2018. Os trabalhos que relatem resultados parciais ou finais, cuja proposta apresente identificação com o escopo deste evento, poderão ser enviados até 22 de outubro de 2018.

Investimento: R$ 25,00 para visitantes; alunos da FUNDASUL estão isentos da taxa.

Premiação: O participante receberá certificado que ficará à disposição no site www.fundasul.br, a partir de 26/11/2018.

Formato do trabalho

O trabalho deverá ser enviado sob a forma de artigo científico ou resumo expandido para apresentação.

A opção por artigo científico ou resumo expandido deverá ser digitado em campos específicos no Formulário de Inscrição na III Mostra de Iniciação Científica da FUNDASUL.

Nos campos do Formulário de Inscrição para Artigo Científico serão inseridos:

  • Título;
  • Área temática;
  • Artigo científico (entre 8 a 16 páginas);
  • Palavras-chave (de 3 a 5);
  • Estrutura: resumo (entre 200 e 300 palavras), introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados, considerações finais e referências;
  • Forma de apresentação (comunicação oral com apresentação de pôster);
  • Tipo de trabalho (graduação e formação técnica);
  • Referências (a partir de 5).
  • Orientador(a): nome completo (sem abreviatura), curso, nome completo da Instituição de Ensino, sigla da Instituição de Ensino, e-mail;
  • Autor(res): nome(s) completo(s), sem abreviatura, curso, nome completo da Instituição de Ensino, sigla da Instituição de Ensino, e-mail.


OBS.: serão aceitos somente os resumos que atendam aos quesitos especificados e que observem as normas da língua portuguesa e as normas da ABNT para formatação de trabalhos científicos.

Nos campos do Formulário de Inscrição para Resumo Expandido serão inseridos:

  • Título;
  • Área temática;
  • Resumo expandido (entre 3 a 5 páginas);
  • Palavras-chave (até 3);
  • Estrutura: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e/ou discussão, considerações finais e referências;
  • Forma de apresentação (comunicação oral);
  • Tipo de trabalho (graduação e formação técnica);
  • Referências (a partir de 3);
  • Orientador(a): nome completo (sem abreviatura), curso, nome completo da Instituição de Ensino, sigla da Instituição de Ensino, e-mail;
  • Autor(res): nome(s) completo(s), sem abreviatura, curso, nome completo da Instituição de Ensino, sigla da Instituição de Ensino, e-mail.

OBS.: serão aceitos somente os resumos expandidos que atendam aos quesitos especificados e que observem as normas da língua portuguesa e as normas da ABNT para formatação de trabalhos científicos.

Apresentação do trabalho

A apresentação do trabalho deverá ser feita por meio de apresentação oral.

Apresentação oral: as sessões de comunicação oral objetivam a divulgação dos resultados de projetos de pesquisa, iniciação científica e/ou trabalhos de conclusão de curso. As seções terão um coordenador para a condução dos trabalhos. Estarão disponíveis para essa forma de apresentação recursos audiovisuais, se necessário. Cada apresentação terá duração máxima de 10 minutos, seguida de igual tempo para esclarecimentos e contribuições.

Pôster: Os pôsteres ilustrativos dos projetos de pesquisa ficarão expostos durante o evento, os mesmos deverão conter (são os mesmos itens solicitados para o resumo expandido):

  • Título;
  • Autor(res), com indicação do curso, instituição e e-mail;
  • Orientador(a), com indicação do curso, instituição e e-mail;
  • Resumo, que deve conter: Introdução, Metodologia, Resultados Parciais ou Conclusão;
  • Palavras-chave (até 3);
  • Referências (a partir de 3).

A medida do pôster deverá ser de 90 cm de largura X 100 cm de altura, podendo ser confeccionado de acordo com a criatividade do(s) autor(es).

Data final de encaminhamento de trabalhos: 25 de outubro de 2018.

Critérios de avaliação

Seguem os critérios de avaliação:

  • Estilo: linguagem clara e sem ambiguidades;
  • Teoria: conexões teóricas realizadas de modo claro;
  • Literatura: o marco referencial é pertinente ao tema;
  • Método: utilizado(s)/ apropriado(s);
  • Relevância e contribuição: expor a relevância e a contribuição para o campo de estudo;
  • Adequação às normas especificadas;
  • Atendimento às regras de redação e ortografia (a versão enviada será definitiva, e assim será publicada no site da FUNDASUL.

Cronograma

01 a 11/10 – inscrições;

25/10 – data final para envio de trabalhos.

Programação

Datas Horários Apresentação Curso(s)
07/11 19h Palestra Tema Palestrante
08/11 19h Mostra
09/11 19h Mostra

TRABALHOS SELECIONADOS

Apresentação

Objetivos

Informações gerais

Formato do trabalho

Apresentação do trabalho

Inscrição e submissão do trabalho

Critérios de avaliação

Programação

Comitê científico

Comitê organizador

Contato e endereço

Comitê científico

Profª. Ma. Josiane Alencastro Longaray (Diretora)

Prof. Me. Walmir Güntzel

Comitê organizador

(Presidente)

Leandro Vargas  (Vice-Presidente)

Profª Roberta Flores Pedroso (Secretária)

Contato e endereço

E-mail:faculdades@fundasul.br

Fundasul: Av. Cônego Luiz Walter Hanter, 151

Telefone: (51) 3671.1855