História

Fundação do ensino superior da região centro sul - FUNDASUL

HISTÓRICO DA MANTENEDORA

A ideia de criação de cursos de nível superior em Camaquã surgiu em 1969, através de proposição de serviço apresentada no Lions Clube de Camaquã pelos associados José Carlos Pires e Nelson Egon Geiger, tendo logo o apoio de todo clube. Foi constituída uma comissão, composta pelos proponentes e mais os associados Osvaldo Lessa da Rosa, Josino Pires e Enio Gutheil, encarregada de tomar as providências necessárias. Ficou acertada a criação do Curso de Ciências Contábeis de Camaquã, como extensão da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pelotas, através de convênio firmado entre esta e o CODECA, em 02 de dezembro de 1969 e oficialmente instalado em 20 de dezembro de 1969.

Nasceu então, a necessidade de uma Instituição voltada para o Ensino Superior, o que levou à formação da Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul – FUNDASUL, em 01 de junho de 1972.

Em maio de 1973, foi aprovado o Regimento da Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas e, a partir de 25 de julho de 1973, a FUNDASUL passou a ser a mantenedora do Curso de Administração que teve início em 03 de março de 1973, com reconhecimento em 23 de fevereiro de 1981.

Em 19 de junho de 1974, foi criada a Faculdade de Formação de Professores e Especialistas de Educação – FAFOPEE, com o objetivo de qualificar os docentes para atuarem em classes de Ensino Fundamental e Médio. Essa Instituição cessou atividades em 2011.

A Mantenedora, FUNDASUL, mantém cursos de Graduação da Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas – FACCCA (Administração, Ciências Contábeis, Educação Física – Licenciatura e Educação Física – Bacharelado e Cursos Técnicos (Enfermagem e Saúde Bucal) e Cursos de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica e Nefrologia: Atenção à Saúde do Portador de Doença Renal Crônica.

Fortemente comprometida com sua região, a FUNDASUL, através de suas mantidas, busca novas alternativas de cursos que possam contribuir para o desenvolvimento da região

Missão, Visão e Valores

MISSÃO

Prestar serviços na área educacional, no âmbito da Região Centro-Sul, atendendo expectativas de qualidade dos acadêmicos das comunidades, das instituições e pessoas que buscam a FUNDASUL e suas mantidas, tendo como finalidade precípua servir de mola propulsora para o desenvolvimento regional.

VISÃO

A Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul – FUNDASUL pretende participar de um processo de melhoria contínua em todos os segmentos em que se envolva.

VALORES

Ética, Trabalho, Qualidade, Profissionalismo e Integração Regional.