EaD x Presencial: Qual é a melhor?

 

Conforme cresce o interesse por um curso superior, é comum ter dúvidas sobre qual tipo de ensino é melhor: Ensino a distância (EaD) ou presencial? O ensino a distância é aquele que acontece sem a presença de aluno e professor no mesmo ambiente, enquanto o presencial é integralmente em sala de aula. Existem vantagens e desvantagens nas duas opções, você só precisa entender sua realidade e escolher o que mais se adequa às suas possibilidades.

Primeiro você precisa pensar em como é a sua rotina. Quais as suas disponibilidades? Você precisa pensar em quanto tempo tem disponível para os estudos, analisar sua facilidade em aprender, se consegue se concentrar facilmente ou se perde o foco enquanto está na internet. Avalie se você consegue organizar seus horários e atividades que tem em casa. É importante pensar em todas estas questões, elas vão contribuir para definir qual o melhor tipo de ensino para você.

Se conhecer, ter muito claro a sua realidade é algo essencial para este processo, por exemplo, se você perder o foco facilmente enquanto está online, será mais difícil para entender os conteúdos em uma faculdade EaD. Por outro lado, se tem pouco tempo para se dedicar aos estudos e precisa de horários mais flexíveis, a EaD seria a melhor opção. Por conta disso, pese muito bem as suas necessidades e a sua realidade para decidir o melhor caminho a seguir.

Em uma faculdade onde o ensino é a distância, professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente para se encontrarem. A hora e o local aqui são bem flexíveis para que as aulas aconteçam. O aluno define seus horários de acordo com a sua disponibilidade, e é ele quem vai ser o maior responsável pelo seu aprendizado, pois vai ter que se dedicar bastante. A maior parte do ensino nesta modalidade é via internet, esta tecnologia é a ferramenta indispensável para quem quer seguir em uma faculdade EaD.

Por outro lado, uma faculdade presencial proporciona um envolvimento maior ao graduando, tanto com os conteúdos trabalhados, pois tem alguém explicando detalhadamente e tirando dúvidas, quanto com professores e colegas. As experiências são melhores. Os alunos têm mais interação com os professores, têm acesso a palestras e atividades acadêmicas, podem participar de atividades extracurriculares que colaboram para agregar experiências e engrandecem o currículo acadêmico.

É importante salientarmos, que não existem diferenças na emissão dos diplomas entre as modalidades, ou seja, o diploma é o mesmo. As provas são sempre aplicadas, em ambas as modalidades, de forma presencial. Existe um custo maior na despesa de uma faculdade presencial, pois o aluno precisará arcar com transporte e alimentação, além das mensalidades do curso.

Seja qual for a sua escolha, tenha em mente que esta é a melhor decisão que está tomando. É muito importante seguirmos estudando e adquirindo conhecimentos. Estes conhecimentos são necessários para seu futuro profissional e pessoal. É neste período de graduação que as maiores descobertas acontecem na vida dos estudantes. Os graduandos aprimoram e desenvolvem novos conhecimentos, lidam melhor com adversidades e conseguem fazer análises mais profundas. Então, seja muito feliz com a sua escolha.