Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul
FACCCA - Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas
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FUNDAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CENTRO SUL - FUNDASUL

HISTÓRICO DA MANTENEDORA.
A idéia de criação de cursos de nível superior em Camaquã surgiu em 1969, através de proposição de serviço apresentada no Lions Clube de Camaquã pelos associados José Carlos Pires e Nelson Egon Geiger, tendo logo o apoio de todo clube. Foi constituída uma comissão, composta pelos proponentes e mais os associados Osvaldo Lessa da Rosa, Josino Pires e Enio Gutheil, encarregada de tomar as providências necessárias. Ficou acertada a criação do Curso de Ciências Contábeis de Camaquã, como extensão da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pelotas, através de convênio firmado entre esta e o CODECA, em 02 de dezembro de 1969 e oficialmente instalado em 20 de dezembro de 1969.

Nasceu então, a necessidade de uma Instituição voltada para o Ensino Superior, o que levou à formação da Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul – FUNDASUL, em 01 de junho de 1972.

Em maio de 1973, foi aprovado o Regimento da Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas e, a partir de 25 de julho de 1973, a FUNDASUL passou a ser a mantenedora do Curso de Administração que teve início em 03 de março de 1973, com reconhecimento em 23 de fevereiro de 1981.

Em 19 de junho de 1974, foi criada a Faculdade de Formação de Professores e Especialistas de Educação – FAFOPEE, com o objetivo de qualificar os docentes para atuarem em classes de Ensino Fundamental e Médio. Essa Instituição cessou atividades em 2011.

A Mantenedora, FUNDASUL, mantém cursos de Graduação da Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas - FACCCA (Administração, Ciências Contábeis, Educação Física – Licenciatura e Educação Física – Bacharelado e Cursos Técnicos (Enfermagem e Saúde Bucal) e Cursos de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica e Nefrologia: Atenção à Saúde do Portador de Doença Renal Crônica.
Fortemente comprometida com sua região, a FUNDASUL, através de suas mantidas, busca novas alternativas de cursos que possam contribuir para o desenvolvimento da região.

MISSÃO
Prestar serviços na área educacional, no âmbito da Região Centro-Sul, atendendo expectativas de qualidade dos acadêmicos das comunidades, das instituições e pessoas que buscam a FUNDASUL e suas mantidas, tendo como finalidade precípua servir de mola propulsora para o desenvolvimento regional.

VISÃO
A Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul – FUNDASUL pretende participar de um processo de melhoria contínua em todos os segmentos em que se envolva.

VALORES
Ética, Trabalho, Qualidade, Profissionalismo e Integração Regional.

FACULDADE CAMAQÜENSE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS

HISTÓRICO DAS MANTIDAS
Em 1969, um grupo de idealistas do Lions Clube Camaquã movimentou-se com a intenção de instituir curso superior na cidade para que os egressos do então Colégio Estadual de Camaquã tivessem a oportunidade de prosseguir seus estudos na cidade. As tratativas realizadas, na ocasião, resultaram na criação, em 22 de novembro de 1969, pelo Conselho Universitário da UCPel – Universidade Católica de Pelotas, em registro na Ata nº 34 do citado Conselho, do Curso de Ciências Contábeis que iniciou, em 1970, suas atividades no prédio da Escola Normal São João Batista.

Em 1972, a FUNDASUL – Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul, foi instituída e assumiu como Mantenedora do curso de Ciências Contábeis. No ano seguinte, criou-se o curso de Administração voltado à área rural. Instalou-se a Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas – FACCCA, cujo 1º Regimento Interno foi então aprovado, com o desligamento da UCPel. Em 1974, o Curso de Ciências Contábeis foi reconhecido pelo Parecer CFE nº 2.268/74 e Decreto nº 74.498/74, publicado no D.O.U. de 05/09/1974, consolidando-se o ensino superior em Camaquã.

A partir de 1994, instalaram-se os cursos de pós-graduação, em nível de especialização, nas áreas de Ciências Contábeis e Administração, atendendo à demanda existente.

Em 1999, a Faculdade passa a contar com sede própria, localizado em área privilegiada, contando com espaço para prédios com salas de aula, laboratórios, auditórios, salas para administração, recreação, estacionamento, além de espaço com mata nativa.

Em 2011, foi implantado na Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas – FACCCA, o Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura: Portaria Nº 280, de 13 de julho de 2011-DOU 14/7/2011 e o Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado: Portaria Nº 300, de 02 de agosto de 2011-DOU 03/8/2011.

A Faculdade tem consciência de que sua atuação na região é um vetor de desenvolvimento, pois é através dos egressos e da qualificação de seu corpo docente que as alternativas de crescimento para a região são buscadas, oferecendo oportunidade aos jovens de se profissionalizarem e contribuírem com a região, evitando-se a migração para a região metropolitana. A Faculdade tem como objetivo manter ensino superior de qualidade, diversificado e para atendimento das necessidades da sociedade em que se insere, trazendo para a região o desenvolvimento do conhecimento, da tecnologia e da cidadania.

Atualmente, a FACCCA oferece os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Educação Física – Licenciatura, Educação Física- Bacharelado e pretende, em breve, ampliar sua atuação.

A FACCCA está localizada na região abrangida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE – Centro-Sul, atendendo aos municípios de Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

MISSÃO
A Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas - FACCCA tem por missão promover o desenvolvimento das potencialidades da pessoa humana, alicerçado no respeito à dignidade, formação ética e capacitação ao exercício profissional, através do aprendizado contínuo, da criação cultural, do aprimoramento do espírito científico, do pensamento reflexivo e do ensino centrado na construção do conhecimento, contribuindo para o progresso local e regional.

No cumprimento da Missão Institucional a FACCCA compromete-se com: o respeito à diversidade intelectual, artística, institucional e política; a busca de mecanismos que promovam continuamente o ensino, a extensão e a pesquisa; a gestão democrática e descentralizada; o compromisso com a democracia e a justiça social; o compromisso com a formação de um profissional capaz de atender às necessidades da região e atuar na realidade dela, transformado-a.

VISÃO
A Faculdade adota como compromisso a efetiva participação num processo de melhoria permanente em todos seus segmentos, para ser reconhecida como produtora de conhecimento.

VALORES
A FACCCA tem como princípios:

a) o pluralismo de ideias e a promoção da autonomia do ser humano;
b) respeito às diferenças político-partidárias e as de gênero, de idade, de origem, de etnia e de credo;
c) o respeito e a solidariedade na comunidade acadêmica institucional;
d) a autonomia e a independência quanto a pressões de ordem política, ideológica ou econômica que possam desviar a IES de seus objetivos científicos, culturais, sociais e institucionais;
e) a liberdade de expressão dentro das normas da civilidade, dos preceitos da ética e da moral;
f) a interlocução permanente com a sociedade.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FUNDASUL EEPF

Atendendo aos interesses regionais foi criada a Escola de Educação Profissional FUNDASUL através do Parecer CEED Nº 228/2001, direcionada à área técnica e assumindo sua responsabilidade na formação de profissionais para uma sociedade em transformação.

A EEPF obteve do Conselho Estadual de Educação a aprovação dos Cursos: Curso Técnico de Enfermagem - Parecer CEED nº 228/2001 e Parecer CEED nº 956/2001; Curso Técnico de Secretário de Escola - Parecer CEED nº 783/2004; Curso Técnico em Turismo e Hotelaria - Parecer CEED nº 817/2004; Curso de Especialização em Instrumentação Cirúrgica - Parecer CEED nº 546/2005 / 134/2011; Curso Técnico em Saúde Bucal - Parecer CEED nº 241/2010; Curso de Especialização em Nefrologia: Atenção à Saúde do Portador de Doença Renal Crônica - Parecer CEED nº 373/2011.

A educação na Escola de Educação Profissional FUNDASUL, tem como princípio norteador de suas ações gerar, mediar e difundir conhecimento, levando em consideração as necessidades da Região Centro-Sul, onde se encontra localizada.

A EEPF tem como princípio básico a busca do progresso, cuja base situa-se na formação de cidadãos que, através de uma consciência crítica, sejam capazes de agir para reverter o processo crescente de desumanização da sociedade, permitindo que se construa um mundo mais justo e solidário.

A Escola coloca à disposição da região cursos técnicos que atendam às comunidades da região, ouvindo-os, em primeiro lugar, e após auxiliando-os na resolução de seus problemas, através das ofertas dos cursos adequados.

FILOSOFIA
A Escola de Educação Profissional FUNDASUL tem como comprometimento fundamental com a comunidade da região, promover o desenvolvimento da pessoa humana. Ao fazê-lo estará proporcionando a construção de conhecimentos humanísticos, científicos e técnicos, integrando-a à sociedade, incentivando a solidariedade e a ética, desenvolvendo a consciência crítica e possibilitando a sua inserção no mundo do trabalho.

A EEPF acredita ser o homem sujeito capaz de criar, desenvolver suas potencialidades, exercer a liberdade de forma responsável, interagindo na sociedade para compreendê-la e transformá-la.

MISSÃO
A Escola tem por Missão promover o desenvolvimento das potencialidades da pessoa humana alicerçado no respeito à dignidade, formação ética e capacitação ao exercício profissional, através do aprendizado contínuo, da criação cultural do aprimoramento do espírito científico, do pensamento reflexivo e do ensino centrado na construção do conhecimento, contribuindo para o progresso regional.

A Escola de Educação Profissional FUNDASUL tem por finalidades:

a) formar profissional polivalente, atendendo à crescente internacionalização das relações econômicas;
b) prover a formação de trabalhador mais qualificado, competente, criativo, autônomo na tomada de decisões;
c) realizar atividades do domínio operacional de um determinado fazer, com apreensão do saber tecnológico, da valorização da cultura do trabalho e a mobilização dos valores necessários à tomada de decisões;
d) desenvolver princípios referentes a valores estéticos, políticos e éticos;
e) desenvolver princípios metodológicos de flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;
f) prover a formação, a especialização e o aperfeiçoamento de pessoal, atendendo às mudanças aceleradas que exigem permanente atualização.

Para realizar os objetivos, a Escola manterá de acordo com seus planos e atividades, centros de estudo, pesquisas, documentação, orientação, divulgação próprias e com convênios com entidades públicas e privadas do município e região em que está inserida, bem como estágios de forma de consolidar a teoria e a prática ao longo do curso.

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