Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul
FACCCA - Faculdade Camaqüense de Ciências Contábeis e Administrativas
Busca
Acesso Rápido
Notícias
altera o
tamanho da letra
você está em: Home » Novidades » Notícias
08.março.2017

Professor da FUNDASUL dá dicas de Planejamento Estratégico para pequenas e médias empresas


Ferramenta de gestão é fundamental para a obtenção de resultados nas grandes, médias e pequenas empresas


Em um mundo altamente competitivo, planejar as atividades seja na vida pessoal, familiar, profissional ou empresarial é algo muito importante. Imagine gerir uma empresa sem planejamento e estratégia. A tarefa é praticamente impossível. Para auxiliar pequenos e médios empresários, entrevistamos o professor do Curso de Administração da FUNDASUL, Darcy dos Santos. Confira nessa entrevista as dicas valiosas de Planejamento Estratégico que ele dá.

P - Como você define planejamento estratégico?

R- Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que tem por finalidade determinar toda a postura de gestão da empresa. Toma por base o posicionamento atual da organização e determina os objetivos futuros e as ações que serão realizadas para que se execute o planejado. As ações são elaboradas em sintonia com a filosofia da empresa.

A importância de planejar estrategicamente se deve ao fato de que não podemos determinar como chegar a algum lugar ou a alguma posição se não soubermos aonde ou como queremos chegar. Com o planejamento as correções de rumo necessárias se tornam mais fáceis.

Por exemplo, se uma pequena lanchonete com cinco mesas, localizada em um trailer, quer ter um local próprio com capacidade para o dobro de lotação, rendendo 100% a mais no faturamento mensal em três anos, ela terá que prever corretamente o quanto custará a construção do prédio e todos os equipamentos e móveis necessários para alavancar as vendas e atingir o planejado.

A partir daí, será preciso calcular o quanto terá que poupar ou financiar para que neste período atinja a meta. Se dividir a meta final em metas menores e em períodos menores, terá pontos de avaliação e possível correção facilitados. Vale lembrar, a definição das ações não pode se afastar da filosofia empresarial que tem sido desenvolvida: atendimento exclusivo, entregas no prazo, produtos de qualidade, preço baixo etc.

Na teoria pode parecer simples, mas a aplicação desta ferramenta requer técnica e prática. Por exemplo, o valor comprometido em uma ampliação deve estar deduzido dos custos corretos, diretos e indiretos, os incrementos se darão por aumento do preço ou da demanda, o que irá requerer a aplicação de estratégias de Marketing.

P - Qual é a importância dessa ferramenta de gestão para os pequenos e médios empresários?

R - Pequenas e médias empresas têm, geralmente, os fundadores exercendo atividades operacionais. Independente do tamanho da empresa, suas atividades se dividem nos níveis estratégico, tático e operacional. Mesmo que o negócio seja formado por uma pessoa, as atividades diárias são divididas entre esses três níveis de ações. Ocorre que o nível operacional acaba por tomar todo o tempo do gestor, reduzindo ou até anulando as atividades de níveis superiores.

Normalmente as atividades estratégicas são as primeiras que são deixadas de lado, um sério equívoco. O planejamento estratégico é a operação do nível estratégico. Torna as atividades de gestão necessárias, inclusive, define prazos e responsabilidades. De certa forma, obriga o gestor a fazer gestão. Nesta concepção, o planejamento estratégico é mais importante para uma pequena empresa do que para uma grande.

Pensar em ser grande não é ponto proibido para nenhuma empresa. Toda a grande organização, com raras exceções, foi pequena um dia.

P - Em quais atividades dentro de uma empresa é possível ver, na prática, o resultado do planejamento estratégico?

R - O planejamento estratégico é um plano geral da empresa. Ele exige organização e regramento nos diversos setores. O plano estratégico define e exige plano no nível tático e também no nível operacional. Por isso, os resultados do planejamento estratégico são vistos por toda a empresa.

Inclusive, o planejamento estratégico, após determinado, deve ser conhecido, salvos os níveis de conhecimento das estratégias, por todos os membros da organização. Desta forma, todos poderão se empenhar para atingir as metas e objetivos pré-determinados. A partir daí, fica mais fácil ver os resultados e atingir o objetivo geral do plano estratégico, que é a meta máxima a ser atingida.

P - Como planejar estrategicamente, implantar e monitorar o planejado?

R - Planejar estrategicamente é uma ação que envolve sonhos. É preciso saber aonde a empresa quer estar, ou que tamanho ela terá em um prazo mais longo, normalmente de três a cinco anos. Nenhum objetivo é inatingível, o que poderá impedir a execução do projetado será a não aplicação das ações planejadas.

É importante destacar que planejamento algum pode se basear em aspirações. Ele deve estar fortemente embasado em dados, técnicas e projetos, um dos motivos para a necessidade do conhecimento acadêmico. A implantação deve estar projetada e descrita no planejamento. Cada uma das ações, os investimentos e recurso necessários, devem constar em um cronograma. Assim, será possível acompanhar e monitorar o planejamento.


P - Poderia listar algumas técnicas para ajudar os pequenos e médios empresários a planejar estrategicamente?

Base de dados: Não se consegue planejar estrategicamente sem ter informações, por isso os registros da empresa são de extrema importância, quer sejam eles manuais em livros e cadernos, ou digitais, em um computador.

Marketing: Ao contrário do senso comum, Marketing não é apenas publicidade ou promoção, mas sim a avaliação da atuação da empresa no mercado a partir da análise do produto, do preço, da praça e da promoção. Alguns estudiosos ainda atribuem o quinto "P", que seria pessoas. Pensar e avaliar cada um destes quesitos é determinante para uma empresa obter bons resultados.

Atualização: Estar sempre atento na evolução do conhecimento e no surgimento de tendências, saber o que o mercado está exigindo e fazendo.

Organizar o Tempo: Reserve pelo menos uma hora do seu dia para realizar a gestão da sua empresa. Pense em como crescer e melhorar e anote tudo. Defina o que será preciso para implantar ações que promovam crescimento e melhorias e projete como será feito. Ter um tempo reservado para isso, anotar tudo, manter registro, irão auxiliar na operação de nível estratégico.


P - Quais são os resultados visíveis de um bom planejamento estratégico?

R – Ao sabermos que o objetivo primário de qualquer organização é o lucro, e este normalmente é visível, o lucro sempre é o resultado de um plano estratégico bem elaborado e executado.




veja outras notícias

21.julho.2017 - FUNDASUL prorroga inscrições para cursos técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal
07.julho.2017 - Engenharias de produção e de Software são os novos bacharelados EAD da FUNDASUL
27.junho.2017 - FUNDASUL prorroga inscrições para curso voltado aos profissionais da área de Assistência Social
26.junho.2017 - FUNDASUL inscreve para cursos técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal
21.junho.2017 - Poder Legislativo homenageia FUNDASUL nesta quarta-feira
© 2008 Fundasul. Todos direitos reservados.
Av Conêgo Luiz Walter Hanquet, 151- Camaquã, RS
CEP: 96180-000 - Fone/Fax: (51) 3671.1855
Desenvolvido por iPoomWeb