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Avaliação das Instituições de Educação Superior

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.   

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

INSTRUMENTOS PARA A AUTOVALIAÇÃO

Os instrumentos para a avaliação foram projetados a partir das dez dimensões instituídas pelo MEC, sendo que a dimensão (05), específica do segmento funcionários e professores, não constou nos questionários dos demais segmentos. As medidas utilizadas para avaliar o conhecimento dos segmentos, quanto às dimensões, distribuíram-se em escala de 1 a 4, a saber: 


4

TOTAL

PARCIAL

2

NÃO/NADA/NEM UM

1

NÃO SEI

Os aspectos avaliados em cada segmento ficaram assim distribuídos:


Instrumento

Avaliador

Aspectos Avaliados/ Dimensões

Questionário

Segmento Discentes

01,02,03,04,06,07,08,09,10

Questionário

Segmento Docentes

01 a 10

Questionário

Segmento Pessoal Técnico-Administrativo

01 a 10

Questionário

Segmento Egressos

01, 02,03,04,06,07,08,09,10

Questionário

Segmento Comunidade e sociedade

01,02,03,04,06,07,08,09,10

A avaliação é planejada de acordo com as dimensões definidas pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). As dez dimensões, definidas pela portaria 1264, de 17 de outubro de 2008, garantiram a unidade dos indicadores avaliados, bem como na essência das informações, contribuindo, assim, para a coerência e adequação da avaliação no contexto do Sistema Nacional de Educação Superior. As dimensões avaliadas são:

Dimensões Avaliadas

Dimensão 1: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
Dimensão 2: A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização;
Dimensão 3: A responsabilidade social da instituição;
Dimensão 4: A comunicação com a sociedade;
Dimensão 5: As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo;
Dimensão 6: Organização e gestão da Instituição;
Dimensão 7: Infraestrutura física;
Dimensão 8: Planejamento e avaliação;
Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes;
Dimensão 10: Sustentabilidade financeira.

A PARTIR DE 2013 AS DEZ DIMENSÕES SERÃO DISTRIBUÍDAS EM 5 EIXOS.

EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS
EIXO 4 – POLÍTICAS DE GESTÃO
EIXO 5 – INFRAESTRUTURA FÍSICA


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